Teletrabalho obrigatório. Escolas encerradas. E nós a pensar em viagens. Claro – vale tudo para não desanimar. E em 2022 não vão faltar razões para dar a volta ao mundo. Aberturas de museus impressionantes, exposições campeãs de likes nas redes sociais, peças de teatro imersivas, festivais de música e até um parque temático de Game of Thrones: todas são óptimas desculpas para apanhar um avião e conhecer uma nova cidade ou revisitar um sítio onde fomos felizes. Seleccionámos 22 destinos e coisas para descobrir em 2022, um género de bucket list do ano novo, em tom de esperança no que aí vem.
Ano Novo Tanta Coisa Nova
1. Entre na sala de estar de uma estrela excêntrica
Paris, França
A casa onde o louvado (e mais do que ocasionalmente polémico) cantor francês Serge Gainsbourg passou os últimos 20 anos de vida já é uma espécie de santuário não oficial ao seu legado. O interior foi completamente fechado ao público desde a sua morte, em 1991, mas, na próxima Primavera, vai finalmente abrir portas como museu dedicado à sua vida e obra. O projecto foi levado a cabo pela filha – a actriz e cantora Charlotte Gainsbourg – e a atracção principal será, certamente, a famosa e excêntrica sala de estar que conta com o piano do cantor, um bar art déco e uma enorme colecção de esculturas.
2. Desperte os sentidos numa sala de concertos deslumbrante
Budapeste, Hungria
Um telhado esburacado pode ser uma razão para viajar? Pode, pois – e bem boa. O do topo da Casa da Música, de Sou Fujimoto, no Parque da Cidade de Budapeste, é especial, com as suas cerca de 100 aberturas que permitem que a luz natural, as árvores e o som se infiltrem pelas duas salas de espectáculos, espaços de exposição e biblioteca, que estão ligados por umas magníficas escadas em espiral. O exterior integralmente em vidro recorre a energias renováveis. Com inauguração prevista para o início de 2022, esta é a iniciativa de destaque do projecto Liget Budapest, que pretende recuperar os terrenos históricos à volta de Peste – um novo Museu de Etnografia deverá ser a próxima novidade.
3. Diga “olá” a Coco Chanel
Melbourne, Austrália
Em exibição até 25 de Abril na Galeria Nacional de Victoria está uma exposição que é a primeira na Austrália a concentrar-se exclusivamente na vida e obra da designer francesa Gabrielle (também conhecida como Coco) Chanel. Em colaboração com o principal museu de moda de Paris, o Palais Galliera, Melbourne é a primeira cidade fora de França a receber esta exposição em tournée. Vão ser mais de 100 peças do vestuário de Coco Chanel a vestir os corredores da galeria, explorando a sua influência eterna na moda, perfumaria, joalharia e design de acessórios – tudo com o toque único de multimédia deste museu australiano.
4. Visite esta exposição de flores – ou espere por 2032
Almere, Países Baixos
Espectacular não chega para descrever a ambição da exposição internacional de horticultura Floriade, um evento tão grande que acontece apenas uma vez de 10 em 10 anos. A edição de 2022, que arranca a 14 de Abril na cidade holandesa de Almere, apresentará vários tópicos sob a bandeira "cidades verdes em crescimento", com pavilhões que nunca mais acabam, um arboreto, um magnífico complexo de estufas e um programa rico em arte e cultura. O novo espaço à beira-mar, construído à medida do local, vai contar com a representação de pavilhões de 40 países, música ao vivo, workshops e um passeio de teleférico que sobrevoa o parque. Não é à toa que esta é conhecida como a maior exposição de flores do mundo.
5. Descubra os cineastas negros que mudaram o cinema
Los Angeles, EUA
Cinéfilos do mundo, uni-vos com destino a Los Angeles. Embora se possa traçar um gráfico linear de décadas de vencedores de Óscares, o mesmo não se pode fazer com a história do cinema: é que há muitas histórias que impulsionaram o meio, como a nova colecção do Museu da Academia declara com competência. Portanto, para acompanhar a retrospectiva do animador Hayao Miyazaki, o museu de L.A. vai concentrar-se em quase um século inteiro de cinema geralmente esquecido. Uma colaboração com o Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana de Washington, “Regeneration” mergulha nas obras de cineastas negros desde o nascimento da indústria cinematográfica até à era dos direitos civis. Com estreia prevista para o segundo semestre de 2022, a exposição conta com os cineastas Ava DuVernay e Charles Burnett entre os assessores.
6. Sinta-se minúsculo num museu gigantesco
Oslo, Noruega
Em Junho de 2022, o novo Museu Nacional da Noruega vai tornar-se no maior museu da Escandinávia (consolidando Oslo como uma das grandes capitais culturais da Europa). A colecção do museu inclui 100 mil peças, em que se destacam a tapeçaria norueguesa Baldishol, de 1150, O Grito de Munch e uma série de paisagens da Idade de Ouro da pintura flamenga. Mas o destaque principal do novo edifício é o Light Hall, de 2400 metros quadrados, com o seu vidro de padrão mármore cintilante, que o torna num cenário verdadeiramente deslumbrante para as muitas obras-primas do museu. Bem perto da movimentada área do porto de Aker Brygge, o edifício também foi elogiado pela eficiência energética e baixa pegada ecológica.
7. Espreite para trás das cortinas da Broadway
Nova Iorque, EUA
No próximo Verão, recomenda-se que os espectadores cheguem algumas horas antes dos espectáculos da Broadway. Dessa forma, poderão passar algum tempo a explorar o novo Museu da Broadway, a primeira instituição dedicada à história do Great White Way. O novo museu estará dividido em três partes. A primeira, uma sala de mapas, mostra como a cena teatral da cidade se foi deslocando ao longo dos anos, antes de aterrar em Times Square; a segunda ilustra o desenvolvimento da arte da Broadway por meio de vários artefactos e obras de arte; e a terceira, a área de bastidores, mergulha no trabalho dos profissionais que fazem com que os espectáculos aconteçam todos os dias. Espreitar para trás da cortina vai ser mais divertido e informativo do que nunca.
8. Dance na discoteca mais remota do mundo
Pingeyri, Islândia
Farto de pisos pegajosos, tectos a pingar e de pagar um balúrdio para regressar a casa da discoteca? A Detour Discotheque pode bem ser o remédio de que precisa. Na vila de pescadores de Pingeyri, nos Westfjords da Islândia, vai encontrar a 29 e 30 de Abril uma discoteca pop-up inspirada nas discotecas de Nova Iorque dos anos 1970. A lotação desta “festa no limite do mundo” será de apenas 160 pessoas, por isso a noite promete ser íntima. A música ficará a cargo de um line-up de DJs da Islândia, EUA e Reino Unido, e a sala será decorada com uma bola de espelhos giratória gigante (como é óbvio). Esta será a primeira de uma série de festas em locais remotos do mundo.
9. Assista a um espectáculo num teatro colossal
Taipei, Taiwan
Não há dúvidas que, sete anos depois, o Taipei Performing Arts Center, com 59.000 metros quadrados e um custo de 172 milhões de euros, vai impressionar os visitantes quando for finalmente inaugurado no Verão de 2022. A fazer lembrar um bolo industrial com uma esfera prateada gigante e saliente, e voltada para a estação de metro adjacente, esta estrutura impressionante chama a atenção de quem passa há anos, à medida que a construção foi avançando. Um teatro de 800 lugares acomoda-se confortavelmente na bola, enquanto duas saliências igualmente surpreendentes em formato de caixa abrigam outra grande sala de 1500 lugares e um teatro multiusos de 800 lugares. Mas o melhor deste projecto dos arquitectos Rem Koolhaas e David Gianotten é a passadeira que liga os três auditórios, com janelas viradas para espaços ocultos (e a que o público terá livre acesso). Mal podemos esperar.
10. Refaça a Rota da Seda… de comboio
Tashkent para Khiva, Uzbequistão
No próximo ano, vai ser possível refazer a famosa rota de Marco Polo através do Uzbequistão, desde a capital, Tashkent, à arenosa cidade de Khiva, no Oeste, tudo num comboio de alta velocidade. A extensão dos caminhos de ferro do Uzbequistão vai colocar Khiva – cujas 94 mesquitas e 63 madraças fazem dela Património Mundial da Unesco – ao alcance de qualquer visitante. Mas há mais. Tanto o novo museu Silk Road Samarkand quanto o Museu Nacional de Artes têm inauguração prevista para 2022, mais duas razões para pôr esta viagem na sua bucket list de 2022.