Viagens

Cinco sítios para ver o nascer do sol na Madeira

Coloque o despertador, pegue numa manta e faça-se ao caminho. O nascer do sol na Madeira é um acontecimento imperdível.

Autores Time Out

Page detail header image

O sol quando nasce é para todos, mas nem todos têm o privilégio de o ver nascer na ilha. Pergunte a qualquer madeirense o que não pode mesmo perder numa viagem à Madeira e a resposta vai ser quase sempre a mesma: ver o nascer do sol. As paisagens idílicas ajudam a transformar o início de mais um dia num momento inesquecível, seja numa das pontas mais altas da ilha (muitas vezes com direito a show das nuvens e a fotografias daquelas que vale a pena emoldurar e pendurar na sala) ou num miradouro mais baixo, junto à praia. Na noite anterior consulte a hora certa do nascer do sol e meta o despertador para umas duas horas antes, para garantir que chega a tempo e horas e para se acomodar no melhor spot. Se o tempo estiver incerto, há webcams nos principais pontos da ilha que pode consultar online, para não sair da cama em vão.

1. Pico do Areeiro

É um dos pontos mais altos da Madeira, com 1818 metros de altitude, e permite observar desde os penhascos impressionantes (experimente olhar nesta direcção quando o sol começar a aparecer e fotografe os tons dourados que os iluminam) até à linha da costa. Tem trilhos que começam aqui e o levam até ao Pico Ruivo.

2. Pico Ruivo

Vai precisar de levar lanterna, sapatos confortáveis e muitas camadas de roupa para combater o frio da madrugada e a caminhada necessária (cerca de 45 minutos) para chegar ao pico mais alto da ilha da Madeira, que tem 1862 metros de altitude (os últimos 500 metros são difíceis, mas vale a pena). Em manhãs limpas, prepare-se para um espectáculo que vai do azul muito escuro ao laranja brilhante.

3. Miradouro do Guindaste do Faial

Fica numa das vertentes da foz da Ribeira do Faial, no concelho de Santana, e tem uma bonita vista sobre o mar, com uma pequena praia à direita, conseguindo ver a costa norte da ilha, do Faial à Ponta de São Lourenço. Pode ficar à beirinha do miradouro ou, se for com o calçado adequado para não escorregar, seguir até mais perto do mar pelo monte rochoso. Em dias sem nuvens consegue avistar a ilha do Porto Santo

4. Bica da Cana

O miradouro da Bica da Cana fica 1560 metros acima do nível do mar, pelo que é um bom sítio para ver o nascer do sol, apesar de muitos o subestimarem em detrimento de picos mais altos, como o do Areeiro. Se já estiver bem desperto e não lhe apetecer voltar para a cama depois do sol iluminar o dia, pode fazer a caminhada do Pináculo da Bica da Cana, com 4,5km a partir daqui.

5. Ponta de São Lourenço

É você que decide qual dos fenómenos da natureza é mais bonito aqui, se o nascer se o pôr-do-sol. Tem de caminhar um bocadinho para chegar ao ponto mais alto, onde está o marco geodésico. Não tem trilho marcado, portanto vá iluminando o caminho.

Banner post image

Ano novo, tanta coisa nova: os melhores destinos para 2022

De inaugurações épicas a eventos de música, arte e teatro imperdíveis, não faltam razões para correr o mundo no novo ano. Eis 22 destinos incontornáveis para 2022.