Cinema

Indie Lisboa - Festival Internacional de Cinema Independente

27 ABR - 07 MAI 2023
Diversas salas de Lisboa

O IndieLisboa Festival Internacional de Cinema mostra essencialmente obras que se encontram fora do radar da regular circulação de filmes, moldada pela produção e exibição dominantes.

Page detail header image

Todos os anos, exibindo mais de 270 filmes, o IndieLisboa atrai público e profissionais de cinema de todo o mundo, dando-lhes a oportunidade de descobrir filmes recentes de talentos emergentes e redescobrir autores de renome. As secções do festival incluem ainda programas temáticos, que promovem o debate sobre assuntos relevantes, com o objetivo de apresentar uma seleção conceptual e geograficamente diversificada.

Sessões

As principais secções do IndieLisboa são programas competitivos compostos por estreias mundiais, internacionais ou nacionais. Com raras excepções, os filmes seleccionados para as diversas secções têm a sua apresentação nacional no festival. O IndieJúnior, a secção infantil/juvenil do festival, é crucial para a literacia cinematográfica da faixa mais jovem de espectadores e para a formação de novos públicos. O festival promove também a descoberta de filmes portugueses recentes através das suas competições nacionais e das suas actividades orientadas para o público profissional.

Programação

O IndieLisboa é ainda um festival que dá especial ênfase a uma  a programação especificamente desenhada para a indústria (público de profissionais de cinema, sejam realizadores, produtores, sales agents, programadores, críticos, etc.). Este núcleo de atividades que decorrem paralelamente à exibição regular de filmes – oficinas, masterclasses, debates, laboratório de argumento, fundo de apoio ao cinema, pitching forum, exibição de works in progress, eventos de networking, etc. – está em constante e contínua expansão, contribuindo ativamente para a dinamização de uma rede de exibição e distribuição de filmes mais diversificada.

20º Edição

Estão abertas as inscrições de filmes para o 20.º IndieLisboa, que acontecerá entre 27 de Abril e 7 de Maio de 2023.

O comité de programação aguarda os filmes, que poderão ser versões de trabalho ou obras finalizadas, com muita expectativa. O envio pode ser feito até o dia 31 de Dezembro de 2022.

Mais Informações